Cacoal será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia em 2019

03/04/2019 - Situação: Publicado
Cacoal será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia em 2019

 Prefeitura de Cacoal será responsável pela organização do evento e a Autarquia Municipal de Esportes – AMEC será responsável por executar as ações de suporte aos atletas e comissões técnicas, tabela de jogos, alimentação e transporte. As fases regionais das modalidades coletivas serão realizadas de 19/04 à 30/06/2019 distribuídas em 07 regionais, sendo estas em: Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Alta Floresta e Vilhena. Os jogos da fase final serão realizados de 30 de agosto a 10 de setembro no município sede.

Para que pudesse sediar os jogos, Cacoal já venceu uma disputa com mais de 20 municípios Rondonienses em uma seletiva organizada pela Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL no mês de janeiro.

Na assinatura do termo de realização dos jogos, a Prefeita Glaucione Rodrigues lembrou que, além de uma grande competição esportiva, o JIR movimenta a economia, já que só o governo estadual injetará mais de R$ 2 milhões para a realização dos jogos no município. Participaram da assinatura, os deputados Cirone Deiró (PODE), Eyder Brasil (PSL) e o Superintendente da SEJUCEL  Jobson Bandeira dos Santos.

Cacoal é o maior campeão dos jogos, que aconteceram pela primeira vez em 1983 e ficou inativo por quase três décadas. Em 2011 a competição foi resgatada pelo governo estadual com a proposta de incentivar o crescimento do desporto, integrando atletas de todas as regiões de Rondônia. Em 2018 o JIR mobilizou 1.700 atletas de 28 dos 32 municípios inscritos em 16 modalidades individuais e coletivas, e, em 2019 a expectativa é que esse número de atletas seja ainda maior.

Que o futebol é uma grande paixão nacional todo mundo sabe, mas o esporte deu origem à variações desta modalidade, sendo uma delas o Futebol Society que com o passar do tempo o esporte começou a crescer e ganhar os estados brasileiros devido aos fechamentos dos campos de futebol de várzea que ocupavam muito espaço, enquanto o campo Society por ser menor foi ganhando as cidades. De acordo com a Confederação Brasileira de Soccer Society hoje existem Federações em 26 estados com mais de 30.000 atletas registrados, 12 milhões de praticantes no país em mais de 4.000 campos, 150 ligas municipais e uma liga nacional. Devido o crescimento constante e regular, se tornou a modalidade esportiva que mais cresce no Brasil atualmente, e que acreditamos ser este o fator relevante que levou a SEJUCEL a inserir a modalidade no JIR/2019 – finaliza o presidente da Federação Rondoniense de Futebol 7 Society e Entorno – FRF7SE Israel Martins.